Ana Jeffres e Luanna Cunha trouxeram neste episódio do podcat “Prosa Positiva”, tudo sobre Psicologia Positiva e responderam ao público o que é e o que não é psicologia positiva. Uma da frases ressaltadas pelas especialistas é de que psicologia positiva não se trata de estar feliz 24h por dia ou 365 dias por ano. “Tenta estar feliz 24h por dia, imaginando que a tristeza, as dificuldades, as limitações, os problemas deixaram de existir”, destacou Jeffres.
“Já Luanna ressaltou que a Psicologia Positiva “não é autoajuda. É uma outra coisa legal que as pessoas normalmente confundem, porque a primeira coisa que vem a cabeça quando a gente fala do tema é: sou feliz o tempo todo, e a gente já está dizendo que não é isso. Não é autoajuda, e sim, uma ciência”, destacou Lu Cunha.
É descobrir o que torna a vida mais feliz, a busca pela felicidade humana. A definição de psicologia positiva pode ser aplicada para utilizar seus pontos fortes e virtudes para melhorar o dia a dia e nossa satisfação.
Estudando os pensamentos, sentimentos e comportamentos humanos com foco em pontos fortes em vez de fraquezas, construindo o bem na vida em vez de apenas consertar o mal.
“Não é abraçar a árvore, deixar toda a tristeza, toda a angústia da vida humana. A psicologia positiva é uma ciência recente que tem o intuito de complementar a psicologia que estuda o bem-estar e a felicidade. Então, ela busca pessoas que têm a vida bem sucedidas significativas com propósito que se consideram felizes e saudáveis”, explicou Luana.
Existem três pilares da psicologia positiva, o subjetivo: concentra-se em sentimentos de felicidade, bem-estar e otimismo, e como esses sentimentos transformam a experiência da pessoa em seu dia a dia. O individual: são características individuais voltadas às virtudes e forças pessoais, como resiliência, talento, capacidade de afeto e habilidades interpessoais e em grupo: quando falamos de comunidades e instituições em que a pessoa está inserida.
Anna Jeffres destacou que o estudo da Psicologia Positiva começou em meados de 1998, por meio de uma pesquisa mundial sobre comportamento humano, por meio do então presidente da Associação Americana de Psicologia, Martin Seligman.
Grave seu próprio Podcast no Estúdio Inspiração!
Já pensou em gravar seu próprio podcast para bater um papo com quem você desejar? O Estúdio Inspiração é o lugar certo para você e seu negócio!
Imagine só alcançar milhares de pessoas do seu interesse e influenciar suas tomadas de decisão ao mesmo tempo que constrói sua autoridade na área? Fale conosco agora mesmo!
- Leia mais:
- ELAPOD: Vereadora Brena Dianná e Paulo Feitosa compartilham suas histórias inspiradoras
- Michelle Guimarães: Aprenda a empreender com inteligência por meio dessa história surpreendente
- A Jornada Inspiradora de Ely Coimbra: Transformando Sonhos em Realidade
- Patrícia Oliveira: Uma Jornada de Superação e Inspiração em Presidente Figueiredo